quinta-feira, 16 de julho de 2015

REABILITAÇÃO APÓS AVC

Reabilitação após AVC

A reabilitação ajuda você a recuperar habilidades perdidas em consequência de um acidente vascular cerebral. Saiba o que é a reabilitação após AVC e o que esperar dela.

By Emily Gurnon, Escritor contribuinte.
Revisão médica: Giselle HPR Diniz.

Reabilitação após AVC

Dados recentes mostram que o AVC, ou o derrame, como muitas vezes é chamado, é a segunda causa de mortalidade no mundo. De acordo com o DATASUS, em 2009, 160.621 pessoas foram internadas por doenças cerebrovasculares, sendo que a taxa de mortalidade foi de 51,8 a cada 100.000 habitantes. Para aqueles que sobrevivem, a reabilitação ajuda a superar a deficiência causada pelo derrame e pode promover uma maior independência. Alguns estudos têm mostrado que o cérebro tem a capacidade de compensar a função perdida devido a um AVC. Em alguns casos, uma parte do cérebro assume as funções que a parte danificada não consegue mais desempenhar.

 

Se você está se recuperando de um acidente vascular cerebral, quando estiver bem o suficiente, o médico provavelmente vai encaminhá-lo para um serviço de reabilitação. Você pode fazer isso em um hospital ou centro de reabilitação, em uma unidade de cuidados de longa permanência, um ambulatório ou ainda em sua própria casa, com os profissionais adequados. A localização das sessões de reabilitação depende de suas necessidades.

Como a reabilitação pode me ajudar?

Recuperar-se de um AVC é um trabalho árduo. Você pode precisar de reabilitação por semanas, meses ou até mesmo anos. Mas há muitos profissionais que podem ajudá-lo a voltar a ter uma vida mais normal.

 

Dependendo de suas necessidades, os profissionais de saúde irão trabalhar nas seguintes áreas:

 

Linguagem, fala e memória. Algumas pessoas têm dificuldade de falar depois de um acidente vascular cerebral. Você pode não conseguir encontrar as palavras certas ou montar frases completas. Outros podem ter dificuldade em entender o seu significado. Também pode ser difícil para você ter um pensamento claro ou se lembrar das coisas. Fonoaudiólogos podem ajudá-lo com esses desafios.

 

Problemas musculares e nos nervos. Um acidente vascular cerebral pode afetar apenas um lado, ou parte de um lado do corpo. Você pode ficar paralisado ou muito fraco no lado afetado. Isso pode levar a quedas perigosas. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais especializados irão ajudá-lo a reaprender como se vestir, andar, comer e tomar banho. Eles vão trabalhar com você para alongar e fortalecer os músculos.

 

Bexiga e problemas intestinais. Algumas pessoas perdem o controle das funções da bexiga e do intestino após um acidente vascular cerebral por causa de danos a determinados músculos e nervos. Você também pode sentir como se quisesse urinar, mesmo estando com a bexiga vazia. Especialistas podem abordar estas questões. Existem medicamentos que também podem ajudar.

 

Deglutição e problemas alimentares. Não é incomum ter dificuldade para engolir, após um AVC. As pessoas com este problema podem engasgar ou tossir enquanto comem. Um fonoaudiólogo pode trabalhar com você nisso.

 

Problemas emocionais. Recuperar-se de um acidente vascular cerebral pode ser frustrante e lento. Seu humor pode mudar rapidamente, e seu comportamento e julgamento podem não ser o que eram antes do AVC. É natural sentir-se ansioso, assustado e deprimido. Converse com sua equipe de saúde. Você pode precisar de um psicoterapeuta. Participar de um grupo de apoio a outras vítimas de derrame também pode ser benéfico.

Reabilitação pode evitar um segundo AVC?

Parte da reabilitação lhe ensinará quais são seus fatores de risco para evitar um outro AVC. Alguns deles, como os que você herdou de sua família, não podem ser alterados. Mas muitos podem. Você pode reduzir muito este risco, da seguinte maneira:

  • Pare de fumar, se estiver fumando. Evite também o fumo passivo.
  • Faça uma dieta saudável. Pergunte ao seu médico sobre o tipo de dieta mais adequada.
  • Mantenha um peso saudável. Seu médico pode ajudá-lo a determinar qual o seu peso saudável.
  • Seja fisicamente ativo. Converse com seu médico para determinar um nível seguro de atividade física.
  • Seu médico também pode ajudar a controlar quaisquer condições clínicas que aumentem o risco, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, doença arterial periférica ou carotídea e doenças cardíacas de maneira geral.
 
FONTES:
 
- Almeida SEM. Análise epidemiológica do Acidente Vascular Cerebral no Brasil. Rev Neurocienc.2012;20(4):481-482.
- Pontes-Neto OM, Silva GS, Feitosa MR, de Figueiredo NL, Fiorot JA, Rocha TN, et al. Stroke awareness in Brazil. Stroke 2008;39:292-6. http://dx.doi.org/10.1161/STROKEAHA.107.493908
- Ministério da Saúde/SE/Datasus (endereço na internet).Local: Sistema de Informações Hospitalares do SUS – SIH/SUS IBGE: base demográfica. (atualizado em: 12/2010) Disponivel em: http://www2.datasus.gov.br/DATASUS.
- National Heart, Lung, and Blood Institute. What is a stroke?
- National Stroke Association. Rehabilitation therapy after stroke.
- American Stroke Association. Post-stroke rehabilitation.


Nenhum comentário:

Postar um comentário