terça-feira, 28 de julho de 2015

PROBLEMAS COMUNS PÓS-AVC

Existem  vários problemas ou incapacidades que os sobreviventes de AVC terão que enfrentar nas primeiras semanas após sofrerem de um AVC. A maioria destas irão melhorar ao longo do tempo à mediada que o cérebro recupera. Em casos severos, poderão causar incapacidades a longo termo.

Fraqueza ou paralisia

Fraqueza, imperícia ou paralisia (hemiplagia) são um dos sintomas mais comuns e reconhecíveis de um AVC. Geralmente acontece num lado do corpo. A fraqueza ou paralisia de um braço ou perna é muitas vezes agravada pela rigidez (espasticidade) dos músculos e articulações. 

Equilíbrio

A perda de equilíbrio pode ser causada por danos na parte do cérebro que controla o equilíbrio. Ou pode acontecer devido à paralisia consequente da fraqueza muscular.

Engolir

Cerca de 50% das pessoas têm dificuldades de deglutição após o AVC (disfagia). Isto pode ser perigoso se os alimentos 'forem pelo sentido errado' e descerem pela traqueia. Algumas pessoas poderão necessitar de espessantes para auxiliar a sua alimentação durante algum tempo.

Sono e Cansaço

A maioria das pessoas sofrem de um cansaço extremo (fadiga) nas primeiras semanas após o AVC. Muitas também têm dificuldades de sono, o que as faz sentirem ainda mais cansadas.

Discurso e linguagem

Muitas pessoas sofrem de problemas de discurso e compreensão, e de leitura e escrita. Esta dificuldade com a linguagem designa-se de disfasia (também conhecida por afasia).

Quando uma pessoa tem dificuldades em perceber o que lhe está a ser dito, sofre de disfasia de recepção. Algumas vezes, uma pessoa pode perceber o que lhe está a ser dito mas não consegue encontrar as palavras certas para expressar o que quer dizer - neste caso sofre de disfasia de expressão. Normalmente as pessoas sofrem de um misto destes tipos de disfasia.

A disfasia é mais comum nas pessoas que sofreram um AVC no lado esquerdo do cérebro.

Visão

Um AVC pode danificar partes do cérebro que recebem, processam e interpretam informação que os olhos emitem. Algumas vezes, pessoas que sofreram um AVC poderão ter visão dupla ou perder metade do seu campo de visão - podem ver tudo para um lado, mas são cegos do outro.

Isto pode causar alguma atrapalhação e evidente comportamento estranho (tal como não comer a comida de um lado do prato).

Percepção e Interpretação

As pessoas poderão ter dificuldade em reconhecer objectos familiares ou saber como os usar. Também poderão ter problemas com algumas capacidades, por exemplo como dizer as horas já que o cérebro não consegue interpretar o que os olhos vêem.

Processos mentais

Um AVC frequentemente causa problemas com os processos mentais tais como, pensar, aprender, concentrar, relembrar, tomar decisões, raciocinar e planear. As pessoas podem perder a memória a curto prazo, o que torna mais difícil de prestar atenção e de se concentrarem.

Bexiga e Intestinos

Dificuldades de controlo da bexiga e dos intestinos (incontinência) não são invulgares após o AVC. A maioria das pessoas volta a ganhar este controlo em poucas semanas.

Alterações de Humor

Oscilações de humor são muitos prováveis após o AVC. A depressão, tristeza, raiva, ansiedade, baixa auto-estima e perda de confiança são muito comuns. Às vezes as pessoas têm dificuldades em controlar as suas emoções e podem chorar ou rir em ocasiões inapropriadas. O seu comportamento poderá parecer fora ou deslocado da sua normalidade.

Sensação

Algumas pessoas têm problemas relacionados com a sensação - ou sentem pouco ou sentem muito. Poderão ser sensíveis às cores, sons e luz. Ou poderão não sentir sensações dolorosas como o calor ou objectos afiados, os quais poderão causar acidentes e lesões.

Dor

A dor pode ser provocada pelo AVC (por exemplo, dor no ombro e espasticidade), ou pode ser causada por problemas que a pessoa teve antes e que o AVC os agravou.

Recuperação de um AVC requer tempo

Após um surto inicial de recuperação nas primeiras semanas, o processo de recuperação é muito gradual. Pode demorar mais de um ano para que uma pessoa tenha feito a recuperação da melhor forma possível, e em alguns casos continuam a melhorar durante um período muito mais longo.

Fonte: http://associacaoavc.pt/Informacao/Menu1/Page8.php

Postado por: Viviane da Rosa, socióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário